Família formadora da igreja

Família, formadora da Igreja.
Somos chamados a viver o amor e fundamentar as verdades de nossa religião, agindo de forma consciente e consistentemente no apostolado de Jesus através da família.
                                              ECC 2º Etapa
Objetivo:
Refletir sobre a família como formadora da igreja, como comunidade de pessoas que se caracteriza pela unidade e indissolubilidade, como igreja doméstica, como santuário de vida, como célula primeira e vital da sociedade.
Respostas bíblicas para construção de uma família evangelizada e evangelizadora
      Gêneses 1,27
“Deus criou o homem à sua imagem; a imagem de Deus Ele o criou; e criou homem e mulher”.
      Provérbios 5, 18-20
Seja bendita a sua fonte, alegre-se com a esposa de sua juventude: ela é corça querida, gazela formosa. Que as carícias dela embriaguem sempre a você, e o amor dela o satisfaça continuamente. Meu filho, por que se deleitar com mulheres estranhas e abraçar o peito de uma estrangeira?”
·     Malaquias 2, 14-16
                              “E vocês ainda perguntam:” Por que isso?”Porque Javé é testemunha entre você e a mulher de sua juventude, à qual você foi infiel, embora ela fosse a sua companheira, a esposa unida a você por uma aliança. Por acaso, Deus não fez dos dois um único ser dotado de carne e espírito? E o que é que esse único ser procura? Uma descendência da parte de Deus! Portanto, controlem-se para não serem infiéis à esposa de sua juventude. Eu odeio o divórcio – diz Javé, Deus de Israel – e quem cobre sua veste de violência – diz Javé dos exércitos. Controlem-se e não sejam infiéis.”
      Mateus 5, 27 e 28 (idem).
      Lucas 2, 51 e 52
Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estrutura e graça, diante de Deus e dos homens”.
      Efésios 6, 1- 4 ( Idem)
      Efésios 5, 21-23
“Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo”.
“Mulheres, submissas a seus maridos, como ao Senhor. De fato, o marido é a cabeça da esposa assim como Cristo salvador do corpo, é a cabeça da igreja”.
      Tito 2, 1 – 6
Quanto a você, ensine o que é conforme a sã doutrina”. Que os velhos sejam sóbrios, respeitáveis, sensatos, fortes na fé, no amor e na paciência. As mulheres idosas também devem comportasse como convém a pessoa sensata: não sejam caluniadoras, nem escravas de bebidas excessivas; pelo contrário, sejam capazes de dar bons conselhos, de modo que as recém-casadas aprendam com elas a amar seus maridos e filhos, a ser ajuizada, casta, boas donas–de-casa, submissa aos seus esposos, amáveis, afim de que a palavra de Deus não seja difamada.
          Aconselhe “igualmente os jovens, para que em tudo tenha um bom censo           1 Pedro 3
A vida da igreja depende da vida da família cristã.
   

Ø Precisamos dar todo o nosso empenho à PASTORAL FAMILIAR que é o centro donde decorrem todas as outras pastorais. Temos uma missão muito grande dada por DEUS de salvar a FAMÍLIA. Para que isto possa acontecer, temos que começar salvando a nossa.
         Salvar a família significa fazê-la cumprir sua finalidade conforme diz o papa João Paulo II na Familiaris Consortio: “Família sê o que tu és, fonte da vida e do amor”.·.
         Como IGREJA DOMÉSTICA, a FAMÍLIA é a célula primeira da sociedade, sua existência é vital para todos, portadora de energias, indispensáveis ao futuro da humanidade. Não é difícil, convencer alguém que grande parte dos problemas da sociedade advém da desestruturação da família.
         Muitas pastorais funcionariam melhor, ou não precisariam existir se a FAMÍLIA pudesse desempenhar sua missão de humanizadora, evangelizadora e catequizadora.

A minha família deve se voltar sempre para Jesus Cristo. Nós devemos...
      OLHARMOS para Ele
      ANDARMOS com Ele
      ESPERARMOS nele
      O ADORARMOS
      E VIVENDO de acordo com sua Palavra,
  VENCEREMOS a batalha por nós e por nossos filhos
 A família deve atuar:   dentro de casa
 .Devemos desempenhar a tarefa de disciplinar, alimentar, amar e “ensinar a criança o caminho em que deve andar”. A família deve assumir a missão da oração, da ação e do exemplo, para que os filhos quando crescerem, não se desviarem das estradas do Senhor.
      Deus nos fez à sua imagem e semelhança, para sermos co-criadores com Ele. Deu-nos os elementos básicos para que construíssemos o futuro. Nós somos responsáveis pelo universo, pela criação pelo desenvolvimento, pela construção de um lugar de tranquilidade onde todos tenhamos o necessário para viver sem temor.
A família deve atuar dentro da igreja
 

      Entre os deveres fundamentais da família cristã estabelece-se o dever eclesial: colocar-se ao serviço da edificação do reino de Deus na história, mediante a participação na vida e na missão da igreja.
       Os cônjuges enquanto casal, os pais e os filhos enquanto família deve viver o seu serviço à igreja e ao mundo.
A família deve atuar no mundo


O casal cristão tem uma missão evangelizadora e catequizadora insubstituível na transformação  construção do mundo novo.
         Cada casal aqui presente tem uma parcela mínima, mas insubstituível desta responsabilidade. Porque, se de um lado, vemos de maneira gritante a destruição da família, de outro, fomos chamados por Deus de modo sutil e delicado para sermos os  arautos da boa nova do amor do matrimonio e da felicidade.
         Somos chamados a ser fermento de renovação, não somente na igreja, mas também no mundo e a demonstrar, sobretudo para os jovens, através do nosso testemunho, que Deus salvou o amor no casamento e que o conúbio de um homem e uma mulher, chancelado pelo amor divino que o eleva à condição de comunhão sacramental, está a serviço do amor, a serviço da felicidade  e a serviço da santidade.
 


Só será possível conseguir ser testemunhas do amor se estivermos unidos a JESUS, pois, se somos casais com cristo, não podemos sê-lo só no nome, precisamos viver de fato este ideal. Do contrário seria atentar contra nosso juramento diante do altar.
                              JESUS CRISTO é o modelo e o centro, o fundamento e a medida do nosso amor de cônjuges.
                              Vejamos com humildade quão irracionais e ilógicos somos, quando tiramos CRISTO do centro de nossa vida e nos apegamos desmedidamente à busca do poder, do prazer e do ter. Sabemos que o mundo vive nesta ânsia terrível e por estes ídolos deixa de realizar o sonho de DEUS, que é fazer todas as pessoas felizes. 
Viver o matrimônio como testemunho

Para que possamos ser grandes benfeitores da humanidade, trabalhemos pela família. Quantas pessoas não se separariam se descobrissem que vale a pena lutar pela sua família, pela harmonia conjugal pelo fortalecimento de todos os movimentos que trabalham pela família particularmente o ECC.
                              O casal tem por vocação a santidade conjugal e esta tem que ser trabalhada cada dia.
                              Nossas paróquias precisam se transformar em celeiros de casais santos e santificadores que operem como fermento, sal e luz.
                              Só conseguiremos nossa santificação conjugal se fizermos um pacto de amor diário um com o outro e com DEUS. Este pacto de amor deve ser expresso numa oração conjugal diária. Isto é o começo, pois o que necessitamos mesmo nas 24 hora do dia é:
ü A busca da vontade de DEUS diante de tudo que nos ocorre durante o dia;
ü BUSCA DA VERDADE NESTE MUNDO DE MENTIRA, DE HIPOCRISIA E DE FALSIDADE.

    
ü Busca da comunhão que nos faz um com nosso cônjuge, nossos filhos, nossos amigos e finalmente com todas as pessoas, ricas ou pobres, sabias ou ignorantes, santas ou pecadoras, de qualquer raça ou religião, porque nos transformamos em hóstias puras santas e agradáveis a Deus;
          
Como diz S. Paulo no capitulo 12 aos Romanos “Agora irmãos pela misericórdia de Deus eu vos exorto a vos oferecerdes como sacrifício vivo, santo e aceitável: seja esse o vosso culto espiritual não vos ajusteis a este mundo, e sim transformai-vos com uma mentalidade nova, para discernir a vontade de DEUS, o que é bom aceitável e perfeito.” 


   
QUERIDOS IRMÃOS, ESTA TAREFA DE RECONSTRUIR AS BASES DO AMOR, A COMEÇAR PELO VOSSO CASAMENTO, É INGENTE E ÀS VEZES, PARECE IMPOSSÍVEL, MAS NÃO É.

Queremos afirmar com toda a força do nosso testemunho, que nada é impossível para DEUS. Somos fracos e pecadores, mas DEUS bem sabe disso, conhece todo o nosso passado, nossos erros contra a fidelidade e o amor. Mas se estamos aqui, Ele nos quer santos e santificadores, desde que queiramos olhar para a frente e buscar na sua mensagem e nos ensinamentos da igreja os instrumentos que nos garantem a VITÓRIA.
Jesus diz no capítulo 15 de São João, “Eu sou a videira e vós os ramos, quem permanece em mim e Eu nele dará muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer.” E mais adiante ‘Como o PAI me amou EU vos amei, permanecei no meu amor’

Todos aqui precisamos ser santos, não como padres ou freiras mas como homens e mulheres casados que decidem viver seu batismo a dois e onde quer que estejam, na política, no comércio, nas artes, na educação, na família, nos meios de comunicação social, na entidades de governo, da indústria ou no mundo da diversão, sejam o sinal de que Deus salvou o amor.

  
A Família evangelizada é a única maneira de garantir para a humanidade um futuro de paz, justiça e felicidade.
    Coisas importantes na vida da família:
              AMIZADE                                 ORAÇÃO
              CARINHO                                COMPREENSÃO
              RESPEITO                               DIÁLOGO
              AMOR                                   EVANGELIZAÇÃO
              ZELO


               
Oração pelas famílias
Oh! Deus, de que procede toda paternidade no céu e na terra. Pais, que sois Amor e Vida, façam com que cada família humana se transforme em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.

Fazei com que vossa graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.
Fazei com que as jovens gerações encontrem na família o apoio para seu crescimento na verdade e no amor.
Fazei com que o amor, reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, seja mais forte do que qualquer crise que abale nossas famílias.
Fazei Vos pedimos, que, pela intercessão da família de Nazaré, vossa igreja cumpra sua missão na família e por meio da família. Amém.
                                        
Papa João Paulo II
Amigos, se a família é a obra predileta de Deus, é a obra predileta de Jesus  Cristo, de N.Senhora, de todos os Santos da igreja. Deve ser a nossa obra predileta de casais com cristo que desejamos a nossa santificação

  
QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS!
OBRIGADO.

6 comentários:

  1. Adoramos a palestra. usamos para enriquecer uma palestra que fizemos em um colégio e no ECC . parabenizamos todos porque estamos nesta luta que também é nossa .Deus abençoe a todos. Braúlio Ana regina .santo estevão BA.

    ResponderExcluir
  2. Palestra muito bem estruturada!Deve servir de apoio para palestrantes!Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Uma benção iluminadora para todos os cristãos; luz para o sacramento do matrimônio

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por esta iluminação, irá me ajudar e muito no desenvolver nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns.. Excelente Palestra... Deus os abençoe ...

    ResponderExcluir
  6. Deus os abençoe, fizemos uso com muito proveito.. A luta pelas famílias é
    a nossa causa.. Obgd..

    ResponderExcluir